segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Ziphius – O drone aquático made in Portugal

Conheci-os na ultima edição do Lisbon Mini Maker Faire e, logo no post que fiz acerca da Feira, disse que havia de voltar ao assunto. Neste caso, voltar a falar do Ziphius, e desta vez a sério.



O Ziphius é um drone aquático 100% nacional. Segue os nadadores e surfistas, explora a flora e fauna aquáticas e grava ou streama o vídeo em tempo real. Já disse que é 100% nacional?

Quem o desenvolveu foi a Açoreana Azorean, uma spin-off da Ydreams, que pela mão do António Câmara, (presidente) Edmundo Nobre (CEO) e Cristina Gouveia (COO) querem revolucionar “a maneira nos relacionamos com os oceanos”. E daí nasce este robot, de baixo custo e fácil utilização, que ajuda a explorar o mundo marinho, nomeadamente a componente de lazer nos oceanos.

E o que é, afinal o Ziphius? Pelas palavras da entusiástica equipa da própria Azorean, o Ziphius é um drone aquático controlado por um smartphone ou tablet, que possui uma câmara HD que permite fotografar ou filmar o fundo do mar, oceano, rio ou lago.
Tem um router Wi-Fi que permite estabelecer uma ligação peer-to-peer com o utilizador, com um alcance de até 100 metros. Basta instalar a aplicação no dispositivo móvel, disponível para Android ou iOS, estabelecer a ligação à rede Wi-Fi do Ziphius e este fica pronto para comandar. E ver o que se passa em tempo real.

A sua velocidade é cerca de 6 nós (10 km/h) e a sua bateria dá para perto de uma hora em condições normais.

Mas melhor que ler, é ver o Ziphius em acção:




Sendo um projecto que deu os primeiros – e bem sucedidos - passos na plataforma Kickstarter, esta primeira versão tem apenas disponível a aplicação de controlo, mas estão já previstas novas apps que vão incluir jogos que permitem tirar o máximo proveito dos comportamentos autónomos do Ziphius. O que quer dizer, por exemplo, que o Ziphius poderá detectar uma bola e ir ao seu encontro (wof, wof)

O Ziphius está disponível para pré-encomenda, por €349, no site http://myziphius.com.

E para os mais habilidosos ou que tenham uma veia de bricoleur, o Ziphius está ainda disponível em versão do-it-yourself, por cerca de €160, que pretende, acima de tudo, apontar ao crescente mercado “maker”.
Esta versão contém uma placa electrónica desenvolvida pela Azorean (de nome Skelly), que funciona em conjunto com o Raspberry Pi – um mini-computador de muito baixo custo -, e inclui um micro-controlador baseado no arduino, assim como o controlo dos dois motores BLDC integrados na placa.




Já disse que é 100% nacional? Ah sim? Então é mesmo só para lembrar que “o que é Nacional é (realmente) bom”



Sem comentários:

Enviar um comentário