O assunto nasceu há pouco tempo, sensivelmente alguns meses, e o desafio é simples: Encharcar-se com um balde de água fria, postar o vídeo e desafiar amigos para, em 24 horas, fazerem o mesmo. Antes do banho tem de se referir que se cumpre o desafio para chamar a atenção para a ALS -Amyotrophic lateral sclerosis ou doença de Lou Gehrig. Quem for desafiado e não cumprir tem de fazer uma doação de USD $100 para uma causa social, sendo que a ideia é, obviamente, fazer ambas as coisas.
O Mayor de Boston a cumprir o desafio |
Com este desafio, chamou-se a atenção global esta doença degenerativa que afecta milhares por todo o mundo, e recolheu-se, desde Julho deste ano, já mais de 7.6 milhões de dólares em doações, em contraponto com os “míseros” USD $22.000 recolhidos de Janeiro a Julho.
Do ponto de vista do Marketing, este stunt tem tudo para funcionar e dar certo, tem todas as componentes correctas das peças "virais". A saber:
- É universal – qualquer pessoa pode participar
- É simples – muito simples de executar, de gravar e postar
- Tem um curto intervalo de tempo para ser cumprido – o que não deixa o desafiado esquecer-se
- Timming correcto - É um stunt perfeito para o Verão :)
- É divertido – o que é mais divertido que ver alguém a encharcar-se com um balde de água?
- É contagiante – Aliás uma das regras é desafiar mais 2 amigos ou conhecidos para o fazerem também
e, ainda por cima é por uma boa causa. Daí estar a funcionar e a crescer de forma exponencial.
E os famosos e personalidades de todo o mundo têm alinhado na brincadeira – que afinal é bem séria.
Ficam alguns nomes (à presente hora e data): Cristiano Ronaldo, Martha Stewart, Justin Bieber, Jimmy Fallon, Justin Timberlake; Mickey Rourke, Mark Zuckerberg , Bill Gates, Tim Cook da Apple, Oprah Winfrey, Steven Spielberg; Dr. Dre, Bono Vox, Satya Nadella da Microsoft, Jeff Besos da Amazon, LarryPage da Google, Richard Branson da Virgin, Robert Downey Jr, William Shatner, a nossa Daniela Ruah, o jogador de hockey Paul Bissonnette (que usa um helicóptero e água glaciar), Ethel Kennedy (viúva do Sen. Robert Kennedy) que desafiou Barack Obama, outros políticos, equipas de futebol e baseball, a força policial de Boston, etc, etc, para além dos milhares de anónimos.
O sucesso da viralidade é tão grande que, de alguma forma já se tornou um daqueles casos em que a publicidade é tão boa que faz esquecer a marca. Há já há centenas de vídeos de pessoas a cumprirem o desafio, sem grande noção da causa que lhe está subjacente. Mas o que interessa é mesmo participar.
Esta corrente já fez o engage de mais de 15 milhões de pessoas e existem cerca de 1,2 milhões de vídeos de participantes.
Vale a pena acompanhar (e participar?) no Facebook AQUI ou simplesmente pesquisar pela hashtag #icebucketchallenge numa qualquer rede social.
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