terça-feira, 11 de novembro de 2014

Webcams privadas à solta na Net

A notícia do dia é o site Insecam que lista as webcams e camaras de videovigilância privadas por todo o mundo.



Com a proliferação das câmaras IP (câmaras que ligam directamente à Internet, através de redes wi-fi ou cabladas) que nem sequer necessitam de computador, e com a facilidade que as mesmas podem ser activadas por utilizadores sem conhecimentos mínimos de informática, o resultado só poderia mesmo ser este: Milhares de câmaras privadas sem qualquer protecção por todo o mundo, disponíveis para serem consultadas por qualquer um.

E a questão é simples: este tipo de câmaras vem com passwords simples (tipo “admin” ou “123456”) ou simplesmente sem qualquer password de fábrica. E as pessoas que as instalam não configuram essa opção por descuido, esquecimento ou simples desconhecimento.

E assim as imagens que as câmaras capturam estão disponíveis para qualquer pessoa na Internet.
Em todo o mundo são mais de 64000 e só em Portugal são 231, de lojas, casas, propriedades, etc.

No caso nacional a Policia Judiciária parece que está atenta ao assunto e que estará a fazer diligências junto dos proproietários do site para remover os feeds. Mas, em todo o caso, o site é apenas um agregador de links que podem ser encontrados simplesmente pesquisando no Google, pelo que o problema reside, definitivamente, mais a montante.

A par da democratização da tecnologia, que eu sempre defendi, há sempre que fazer acompanhar essa abertura com informação e formação. Ou então é como largar um bebé numa loja de cristais…

Sem comentários:

Enviar um comentário