segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

A nova geração de capacetes de bicicleta


O mercado dos capacetes já está mais que explorado. Mais ou menos aerodinâmicos, com mais ou menos design, mas está tudo visto.
E, se bem que ninguém ponha em causa a sua relevância e importância para a questão da segurança rodoviária, quem usa capacete, de mota ou de bicicleta, sabe que são incómodos, mais ou menos pesados, inestéticos e cansativos.

Mas agora alguém resolveu repensar todo o conceito de protecção individual, nomeadamente para o mercado das bicicletas – tão emergente em todo o mundo ocidental – e reescrever a história.

Duas suecas, de seu nome Anna Haupt e Terese Alstin criaram o HOVDING helmet, o capacete invisível para ciclistas.

E invisível porquê? Porque simplesmente não existe, sendo substituído por um airbag que se coloca no pescoço e, face a situações de perigo, em segundos, abre e forma um capacete de protecção.




Com um microprocessador incluído que monitoriza em tempo real diversas variáveis, e ainda grava em permanência o seu status, este airbag é carregado por um simples ficha USB, e uma carga dura para 18h.
Mas nada como ver o equipamento em acção:




Fruto de um longo trabalho de investigação em Design Industrial, este projecto nasce em 2005 e, tendo ganho o Venture’s Cup em 2006, arrancou a produção no ano seguinte.

Até chegar à sua presente versão (a 2.0) teve diversas iterações e ganhou diversos prémios, nomeadamente o “Malmö Business Rookie of the Year” em 2011, o prémio “Design to improve life” em 2012 e o D&AD Award em 2012.

Este capacete invisível/airbag para ciclistas está à venda online no site da marca, por €299.

Sem comentários:

Enviar um comentário