quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Win10: As novidades

A Microsoft  apresentou ontem o Windows10. Embora ainda não esteja disponível para o consumidor final, o evento de apresentação descerrou a cortina do que vai ser o melhor OS de sempre – segundo a marca.



Em primeiro lugar o mais importante – para o consumidor final: O Windows 10 vai ser um upgrade gratuito para quem tenha Windows 7 ou 8 (e 8.1). 

Este upgrade só estará disponível durante o primeiro ano de vida do Win10, e, segundo Terry Myerson, Executive Vice President dos Sistemas Operativos, que veio clarificar esta questão que tinha sido mal percebida na apresentação, isto quer dizer que durante o primeiro ano de vida do Win10 quem tenha o win7 ou 8 pode fazer o upgrade gratuito para o 10. E o 10 vai funcionar normalmente, como qualquer Windows comprado, até ao final da vida do device onde for instalado.

Resta apenas saber que requisitos mínimos serão necessários para correr o 10, uma vez que há muita máquina a correr, por exemplo, o Win7 que já nem esse devia correr… enfim.

A Microsoft com esta estratégia demonstra que, mais do que a entender os novos tempos, está disponível para voltar a conduzi-los. O conceito de free upgrade, principalmente para um sistema operativo tão inovador como este parece ser, é uma demostração clara de inovação e de uma nova postura. Talvez também para "corrigir a mão" do 8 e da perspectiva forçada do hibrido que esse sistema operativo é.

A Microsoft apresentou também ainda a integração do seu assistente virtual – Cortana – no Windows e das capacidades de IA da mesma, que agora pode enviar mensagens, ler, procurar, traçar mapas, ler reminders, e fazer mais uma miríade de coisas.


Fica apenas a dúvida se consegue preparar um cafezinho ;)

Também a questão dos jogos e do lazer não ficou de lado, com a integração dos jogos Xbox no sistema operativo e a capacidade de os jogar em ambiente multi-plataforma, e em qualquer device, assim como streamar os jogos da XboxOne para o Windows10. Muito bom.

Mas a estrela da apresentação, para além da apresentação do minimalist Spartan – o novo browser internet que vai apear o velhinho Internet Explorer, foi mesmo o HOLOLENS – uns óculos de realidade virtual/aumentada, que fazem display de hologramas e permitem um ambiente virtual de produção em 3D. O suporte para os óculos é universal no Win10 e faz parte do core do Sistema Operativo.



Microsoft meets Star Trek :)

As restantes novidades do Win10 são a interoperabilidade a nível de devices que corram o mesmo OS – o core do 10 vai ser comum para PC, tablet e smartphone – inclusive a nível de interfaces, look& feel e funcionalidades, fazendo que o utilizador possa iniciar uma tarefa no PC, continua-la no tablet e terminá-la no seu smartphone. Isto muito graças à sua cloud OneDrive que vai ser o centro de armazenamento de conteúdos.

Outra novidade é a integração do Skype, e o interface que já era conhecido e que apresenta a volta da taskbar, do Start Button e do ambiente tradicional do Windows, a integração do interface Metro em janelas do desktop e a fluidez de todo o ambiente de trabalho.

Vamos esperar para ver! Mas a expectativa é grande

Sem comentários:

Enviar um comentário