quarta-feira, 28 de maio de 2014

Multiscreen? Durante o futebol, não!

A moda actual (o #trend), é a "experiência multi-screen".
Ou seja é a utilização, em simultâneo, da TV e um segundo device - tablet ou smartphone, sincronizado ou não com o que está a ser transmitido na TV.
E o multi-screen faz parte do conceito de SocialTV, ou seja a interacção em rede dos utilizadores com os programas de TV, quer seja com diversos devices ou em apps sociais in-TV que interagem com o conteúdo.

Algumas experiências tem vindo a ser feitas pelo mundo fora mas também por cá, sendo a mais recente o programa RisingStar da TVI, que permite votar em tempo real nos participantes de um concurso, ou a APP da série "Hannibal", da Fox, que "escuta" a série e vai dando informação complementar em sincronismo com a acção, permitindo partilhar socialmente a experiência de assistir á série.

Mas quando toca a futebol, é que não queremos distracções.
Segundo a Marktest, no fim-de-semana passado durante a Final da UEFA Champions League, os Portugueses faziam não o "multi-screen experience" mas o "screen-shift". Ou seja, vê-se o jogo e no intervalo conversa-se com os amigos.

No artigo, que pode ser lido AQUI, a Marktest através dos seus barómetros Netscope e Social Media Explorer, verificou que o acesso à Internet e às redes sociais, decresceu durante o jogo (mais de 40% na 1ª parte), subindo novamento nos intervalos e no pós-jogo (entenda-se pós-90minutos)

Gráfico © Marktest
(gráfico ©Marktest)

Na TV, o jogo foi seguido por um total de 2,98 milhões de espectadores, o que correspondeu a uma audiência média de 29.1% e 66.8% de share.


Sem comentários:

Enviar um comentário