segunda-feira, 30 de junho de 2014

A Medicina e a Inteligência Artificial

"Palavrões" de novas tecnologias como "Inteligência Artificial", "Big Data", "Cloud Computing" e "Connected Medicine" começam a entrar também no léxico da Medicina.

O tratamento de doencas, estudos, investigação e diagnóstico são actividades da Medicina que mais tem contribuído para o avanço tecnológico da humanidade. Na realidade, muitas da novas tecnologias que existem no nosso quotidiano, provém das necessidades do tratamento das maleitas que afligem o ser humano (e os outros seres também) que depois tem aproveitamento para outras àreas profissionais e de lazer.

Mas agora, com o desenvolvimento de Assistentes Virtuais cada vez mais complexos, que tem por detrás gigantescas bases de dados mundiais interconectadas, e mecanismos de inteligência artificial para encontrar ligações entre dados, a Medicina regular está a ter uma expansão e partilha pelos profissionais como nunca antes foi possivel.



Os novos sistemas conseguem, numa questão de segundos, comparar sintomatologias, imagens, medicamentos e fármacos a partir de milhares de casos similares (ou que tenham algumas percentagem de similaridade) e ajudar no diagnóstico e tratamento do que aflige o paciente.

O artigo da Wired sobre a Inteligência Artificial e a Medicina é extraordinariamente interessante e completo, e recomendo a sua leitura, não apenas aos interessados pelo tema mas a todos os curiosos.

O artigo está AQUI.

Sem comentários:

Enviar um comentário