terça-feira, 12 de agosto de 2014

O fim dos likes a-metro

Finalmente o Facebook resolveu deitar mãos a uma praga que assolou a Internet nos últimos tempos: o síndrome do “coloca um like ou não consegues ver este conteúdo”.



Forma fácil e rápida de conseguir milhares (ou pelo menos centenas) de fãs para páginas facebook, a utilização do plug-in de like foi a mina de ouro para blogs e sites de conteúdos mais ou menos sérios. O principio é simples e todos já demos por ele. Ao visitar um site aparece uma janela por cima do conteúdo que o impede de carregar a menos que se faça "like" na página de facebook do site.

Este plugin também era muitas vezes utilizado, em conjunção com código malicioso, para conseguir likes automáticos. Ou seja a pessoa acabava por fazer like numa página sem saber, apenas por visitar a mesma, sem clicar em lado nehum, ou ao clickar no "X" para fechar a popup de publicidade.

Foram tantas as reclamações a nível mundial, que a equipa de Mark Zuckerberg teve de fazer alguma coisa. Assim, a partir de 5 de Novembro próximo, os plugins do tipo serão desactivados progressivamente e será actualizado o acordo e normas de utilização da rede social para proibir e desaconselhar este tipo de práticas.

De notar ainda que o login através do facebook para comentários e outras funcionalidades se vai manter e, ao contrário do descrito acima, vai ser até cada vez mais incentivado, de acordo com a estratégia do Facebook de ser uma plataforma universal.

Até que enfim!

Sem comentários:

Enviar um comentário