segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Project OMOTE: Video mapping numa face humana

A tecnologia de video-mapping já é relativamente comum hoje em dia.

Tecnicamente chamado spatial augmented reality, esta tecnologia é cada vez mais comum, até por cá. Quem não se lembra dos espectáculos que, todos os anos, a CML oferece aos seus munícipes no Terreiro do Paço?

O vídeo mapping ou projection mapping é uma tecnologia que permite mapear (previamente) superfícies irregulares num sistema computorizado e depois construir projecções de vídeo especificas para essas superfícies.

Agora imaginemos que o mapeamento é feito em tempo real – ou seja, que a superfície a mapear é adquirida em tempo real, o que provoca que essa mesma superfície pode mexer-se ou deslocar-se – e que a projecção é feita numa face humana?

Este é exactamente o desafio do Projecto OMOTE, da autoria do especialista de video mapping NOBUMICHI ASAI, do maquilhador HIROTO KUWAHARA e do engenheiro de imagem digital PAUL LACROIX.
A face de uma pessoa é adquirida em tempo real, exactamente com o mesmo tipo de tecnologia dos filmes tipo AVATAR, e é feita projecção vídeo nessa face, que se move e mexe livremente.

Vale a pena ver!



Sem comentários:

Enviar um comentário