sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Windows 9 para finais de Setembro

E aí vem mais uma versão do sistema operativo da Microsoft. É o Windows9 e prevê-se que alie a rapidez e performance conseguida na versão 8, com o ambiente produtivo da versão 7.

Esta versão, cujo nome de código é “Threshold” deve ser lançada em beta preview no final de Setembro, como de costume, para depois lá para o principio de 2015 chegar aos mercados.

Pelas imagens e notícias que vão escapando da empresa de Redmont, parece estar de volta todo o ambiente desktop que familiarizou o Windows desde a versão Win95, nomeadamente a barra de Start, com os programas e atalhos do costume.

Supostamente o que virá a ser o interface do Win9

O Modern Windows (interface Metro – com as apps de quadradinhos com conteúdo do Windows8) estará ainda presente, mas correrá em janelas dentro do Windows normal, em vez de ser um ambiente completamente diferente.

Pelo que se vai lendo, também a barra lateral do Windows8 (a chamada Charms bar) deverá desaparecer.

A Microsoft volta assim àquilo que tem provas dadas de sucesso. Um facto que, certamente, terá contribuido para este back-to-basics, é o share de mercado da penetração do Windows 8/8.1, de pouco mais de 6% (segundo a NetMarketShare).

Já anteriormente a Microsoft tentou, com pouco sucesso, alterar o interface de alguns dos seus sistemas operativos – lembro-me por exemplo do Windows Media Center – que, mais tarde, veio também a desaparecer e ficar integrado no interface normal.

São boas notícias. Vamos esperar para ver.

Sem comentários:

Enviar um comentário