sexta-feira, 1 de agosto de 2014

XERit - A criatividade nacional em IT

A maior parte das tecnologias são inventadas pela necessidade do ser humano de fazer mais e melhor, ir mais longe e resolver problemas do quotidiano.

Outras são inventadas por motivos menos nobres, mas que vem a ser sucessos mundiais, muito mais conhecidas e usadas que as atrás faladas.

É o caso da Webcam, a câmara que hoje toda a gente usa nos seus portáteis e desktops para videoconferência, fotos e etc, e que, na realidade, foi inventada em 1991 por um grupo de alunos da universidade de Cambridge que necessitava de saber quando é que a máquina de café já tinha o café pronto…

(nota: a página que albergava esta câmara ainda está online AQUI, embora a câmara tenha sido desactivada em 2001) 

E, novamente, este foi o caso.

Um grupo de portugueses - Joana Fernandes, Filipe Roxo, Paulo Oliveira - que trabalham na Premium Minds necessitavam de saber quando o WC comum estava livre, para não perderem tempo a andar para trás e para a frente até às instalações sanitárias.

Assim, criaram algo, com um hardware baseado na famosa plataforma opensource Raspberry Pi, que, ligado a sensores e ao servidor central da empresa, envia para a intranet deles um status permanente (a cada 15 segundos) do estado do WC.

Brilhante não?




E depois aperceberam-se que este módulo, e o conjunto hardware/software podia ter diversas aplicações fora do âmbito inicial, e assim nasceu o produto “XERit — your shared resources status”.

Para acompanhar aqui: "When engeneers need a bathroom".

Espero que venha a ter tanto sucesso como a Webcam  :)

Sem comentários:

Enviar um comentário