terça-feira, 9 de setembro de 2014

O Facebook transformou-se no FaceTube

Quem andas nestas andanças das redes sociais (e segundo os últimos números, são mais de 5 milhões, em Portugal) deve-se ter apercebido que o seu feed de notícias do Facebook está cheio de vídeos, desde a ultimo upgrade deste ano.

Pois é verdade. Com o crescimento dos smartphones, a banda larga e o always-on, cada vez mais as pessoas exprimem-se (a si e às suas experiências) através de pequenos vídeos, com pouca ou nenhuma edição.
E o Facebook apercebeu-se disso e alterou, há uns tempos, os seus algoritmos de modo a que, por um lado mais vídeos aparecessem nos feeds dos seus utilizadores, e por outro que os vídeos pudessem tocar automaticamente – grande dor de cabeça para os planos de dados.



Mas a questão aqui é que mais vídeos geram ainda mais vídeos, acima de tudo pelo fenómeno da mimicação (existe esta palavra?) que governa estas coisas.

A verdade é que o Facebook já serve à volta de mil milhões de vídeos por dia – dados da própria empresa, nesta passada 2ªfeira -  tornando-se um sério competidor para o Youtube. E destes números cerca de 65% vem de dispositivos móveis.

Sublinhando ainda mais esta tendência e a apetência do Facebook pelo mercado do vídeo online – que nos USA valerá 8bn dólares em 2016, segundo a eMarketeer – esta rede vai lançar agora o contador de acessos para os vídeos, de modo a que o utilizador consiga saber quantas pessoas na realidade viram o seu vídeo.

FaceTube!

Sem comentários:

Enviar um comentário