terça-feira, 2 de setembro de 2014

República do Equador lança MOEDA DIGITAL

Depois do BITCOIN, aquela moeda digital peer-to-peer que surgiu há uns dois anos que ainda hoje causa alguma disrupção na economia mundial (pelo menos conceptualmente) pela sua imaterialidade e auto-regulação, e algumas tentativas de aventuras semelhantes por parte da Google e da Amazon, surge agora uma iniciativa mais concertada e institucional, por parte do Governo da República do Equador.

De acordo com a Associated Press, esta iniciativa do Governo equatoriano está planeada para Dezembro de 2014 e, ao contrário das suas congéneres, será regulada pelo banco central do país.
Esta moeda digital coexistirá com a moeda nacional – o dólar americano – e servirá, numa primeira instância para pagamentos de intangíveis digitais, carregamentos de telemóveis e pagamentos online.




Embora a existência desta moeda, neste contexto, seja precisamente o contrário do que defende a Bitcoin, uma vez que será controlada por um banco central, o princípio do valor da nova moeda digital equatoriana será  mesmo: a lei da procura e oferta.

De notar também que esta notícia surge após o governo equatoriano ter banido todas as outras moedas digitais – nomeadamente a Bitcoin

Esta iniciativa, supostamente servirá mais de meio de inclusão da população à realidade digital e à realidade financeira do país, que tem uma divida publica na ordem dos 11Bn dólares

Sem comentários:

Enviar um comentário