quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Uma lição de humildade – Bono Vox pede desculpas

Opppsss…” Foi assim que Bono Vox, o vocalista da universal banda U2 começou a sua resposta a uma pergunta colocada por um fã que mostrava o seu descontentamento pelo ultimo stunt dos U2/Apple ao enviarem para todos os iTunes (e por consequência iPhones e iPads) o seu último álbum, sem consentimento dos utilizadores.



A questão foi colocada por um fã da banda, num evento dos U2 em que a banda respondia a questões colocadas pelos utilizadores do facebook, no chamado Facebook Q&A (algo tipo um Reddit AMA – Ask Me Anything) e referia-se ao lançamento do iOS8 quando os U2 disponibilizaram gratuitamente o seu novo álbum “Songs of Innocence” directamente nas contas iTunes de todos os utilizadores.

Can you please never release an album on iTunes that automatically downloads to peoples playlists ever again? It’s really rude.” – disse Harriet Madeline Jobson o que numa tradução livre dá algo como “”por favor não voltem a lançar um álbum directamente para as playlists do iTunes dos utilizadores. Foi muito feio”.

E Bono Vox, em nome dos U2, pediu desculpas e explicou, com humildade, a razão: “pensámos que tinha sido uma grande ideia”, “deixámo-nos ir ”, “um pouco de megalomania”, “generosidade” e “um medo real que, no meio de tanto ruido  [da confusão dos nossos dias e vidas] ninguém ouvisse as músicas para as quais dedicámos os últimos anos da nossa vida”.





E é aqui que vale a pena reflectir:

- Em primeiro lugar, das milhares de perguntas enviadas, teria sido muito fácil não responder aquela. Ainda por cima depois da polémica que já se tinha criado á volta do assunto.
- Em segundo lugar teria sido ainda mais fácil assobiar para o lado, rir, dar justificações ou enrolar a resposta.
- Em terceiro lugar, os U2 são, unanimemente (ou quase) considerados como a maior banda do mundo. Não tinham de se justificar ou pedir desculpas e ninguém ligaria muito ou levaria a mal…
- Em quarto lugar, Bono admite o que todos os que trabalham em comunicação sabem demasiado bem: o medo da mensagem não passar no meio de todo o ruído dos dias. E quando “algo” tão grande como os U2 admite ter esse medo, isso, sim é uma grande prova de humildade. Assim como pedir desculpas. Assim como admitir os erros, sem rodeios.

Este princípio deveria ser um exemplo para muita gente, de diversos sectores políticos, empresariais, profissionais, etc. Por gente com maior ou menor grau de responsabilidade.

Afinal se os U2 fazem asneira e o admitem e pedem desculpas, qualquer um deveria fazê-lo.
Por outro lado se uma banda tão universal tem medos, todos nós também o podemos ter.

E combater e tentar, e errar, mas sempre tentar.

Sem comentários:

Enviar um comentário