Foi o caso do novo Outdoor de realidade aumentada da Pepsi Max.
Este outdoor, na realidade um abrigo de paragem, é o exacto exemplo do que falo acima. O abrigo de paragem tradicional tem a publicidade do costume, em termos de formato e de conteúdo. E pouco se pode fugir disso.
Mas numa perspectiva de rotura e de transformação do status quo, a Pepsi de Londres, com a ajuda da JCDecaux, trouxeram uma nova realidade.. à realidade.
O abrigo de paragem da New Oxford Street parece ser simplesmente um vidro, através do qual se consegue ver a rua, aliás sem qualquer publicidade. Mas na realidade é um ecrã de ultra-alta definição, que faz o display da imagem da rua em tempo real, conjuntamente com eventos de realidade aumentada. O resultado é ver coisas que lá não estão. E que coisas!!
O objectivo não podia ser melhor cumprido: quebrar a rotina, chamar a atenção, surpreender e, como estou fartinho de dizer, provocar o tal sorriso cúmplice.
Após o “susto” inicial, a tendência é espreitar o lado inverso do Outdoor, e então aí está a assinatura da marca, a patrocinar aquele momento.
Mas o melhor é ver o vídeo:
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