segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Os novos TIR eléctricos da Siemens


A Siemens lançou um protótipo de camião TIR eléctrico.

É verdade. E, conforme se pode ver nas fotos do mesmo, abaixo, esta é uma tecnologia que se pode adaptar a qualquer camião já existente.

Foto © Siemens



O sistema obriga a que existam, tal como nos eléctricos lisboetas (ou mais propriamente nos famosos autocarros eléctricos de Coimbra), subsestações eléctricas, catenárias e cablagem traçada pelas estradas onde os camiões circulem, naquilo que a Siemens chamou de conceito eHighway.

Previsivelmente este sistema permite uma economia de mais de 80% de combustível em transportes de longo curso, sendo que a travagem, tal como acontece nos automóveis de última geração, permite gerar energia para carregar a bateria e, neste caso, para devolver energia à rede eléctrica.

O sistema permite a alternância de fontes, ou seja, em troços onde não esteja disponível a ligação eléctrica, os camiões possam funcionar normalmente com os motores diesel de combustão interna e/ou motores híbridos.

Parece que os USA e a Suécia vão ser os primeiros países a apostar neste sistema, instalando o equipamento necessário nas auto-estradas de maior movimento de pesados, já a partir do próximo ano.

Sem comentários:

Enviar um comentário