terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Dia da Internet Segura

Hoje é o dia mundial da segurança na Internet.


Este dia procura chamar a atenção para a quantidade e tipo de informação que disponibilizamos nos serviços online, as ameaças à segurança individual e colectiva e, acima de tudo, que o hacking e rapto de dados não acontecem só às grande empresas e de elevada visibilidade.

Este ano, este dia tem como lema “Let’s create a better internet together” e conta com uma série de iniciativas por todo o mundo, para chamar a atenção para a questão da segurança.

Em Portugal, pouco se sabe ou fala acerca do assunto, mas existe uma iniciativa nacional, no âmbito da Fundação para a Ciencia e Tecnologia, que opera desde 2007, chamada PTSIC (Portuguese Safer Internet Centre), tutelada pelo ministério da Educação e Ciência que envolve ainda a DGE (Direcção Geral da Educação), a Fundação para a Computação Científica Nacional , o Instituto Português do Desporto e Juventude, e a Microsoft, que é responsável por criar eventos que levem á divulgação das ameaças e segurança na Internet.

Esta iniciativa tem um site em http://www.internetsegura.pt/ que, como "comemoração" do dia, lançou hoje uma app móvel  (iOS/Andoid) que “permite ao utilizador identificar uma extensa lista de riscos inerentes às tecnologias de comunicação, indicando quais as melhores práticas para estar seguro online”.

Numa outra dimensão, a Google lançou hoje a sua iniciativa que procura levar as pessoas a verificarem os seus conteúdos e devices para eventuais fugas de informação e segurança. Como tal disponibilizou uma ferramenta online para verificar, na rede Google, todos os aspectos relacionados com segurança e privacidade, e para quem fizer este security checkup até ao final do mês, a Google oferece 2Gb extra de alojamento no Googledrive/Gmail.

Basta aceder AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário