sexta-feira, 25 de julho de 2014

A fechadura digital

Nestes novos tempos da Internet of things - que é um conceito que define a criação de hardware desenvolvido de base sobre serviços de internet - e onde o crowdfunding permite autênticos milagres para as startups tecnológicas, todos os dias surgem novos gadgets e ferramentas ligadas ao mundo online e que procuram facilitar o acesso, conectar ou digitalizar (aportuguesamento do "digitalize" que significa "traspor para o mundo digital") velhos conceitos e produtos.

Hoje falo de mais uma barreira que foi transposta e que é a da segurança física, nomeadamente da fechadura da porta lá de casa.



Chama-se "Genie Smartlock" e foi desenvolvida pela start-up Genie.

O conceito é simples. Em vez de uma chave física temos um login através de um smartphone, por proximidade (através de BluetoothLE) ou remotamente através de wi-fi.

Isto permite, ao nível prático, deixar de carregar o molho de chaves e poder dar acesso a amigos, serviços ou empregados quando não está presente, tudo através de uma app no seu smartphone.



Imagine poder destrancar a porta para os senhores da EPAL "contarem" a água, destrancar a porta para um amigo lá poder deixar a encomenda que pediu, ou programar e controlar o acesso da empregada doméstica, com listagens e logs de tudo.

O preço, em pré-venda, é de USD $249 a $299 e a bateria dura para um ano, graças ao seu inovador sistema de wi-fi hub, que recolhe os sinais e comandos e os envia para a fechadura, ao invés de ser a fechadura a recolher os dados sozinha.

Mais info AQUI

Que afortunados somos por poder estar a assistir e participar nesta revolução tecnológica!


Sem comentários:

Enviar um comentário