quinta-feira, 4 de setembro de 2014

O FAPPENING e a questão da Segurança

O Fappening (contracção de Fap e Happening – sendo que Fap é calão anglo-saxónico para masturbação) do passado dia 31 de Agosto foi um leak de mais de 200 imagens íntimas de celebridades para a Internet pública.

Supostamente essas fotos são reais e estavam na posse dos seus legítimos proprietários em alojamentos de Cloud, mais concretamente na iCloud da Apple. Um utilizador – individual ou colectivo – conseguiu aceder a estas imagens e rapidamente as disseminou no site 4chan, inicialmente pedindo bitcoins (a moeda virtual) para quem as quisesse adquirir, e posteriormente de forma livre nas redes sociais Reddit, Imgur, Tumblr e Twitter.

As celebridades que viram as suas fotos íntimas expostas foram as chamadas A-list celebrities como Jennifer Lawrence, Kate Upton, Mary Elizabeth Winstead, Kaley Cuoco ou Kirsten Dunst, que num primeiro momento vieram negar a sua existência mas depois acabaram por vir confirmar a sua veracidade.



Entretanto, a Apple já veio, em comunicado, garantir que os seus servidores não foram pirateados e que não existiu qualquer falha nos alojamentos.
Há também quem diga que o(s) hacker(s) terá(ão)simplesmente adivinhado as passwords de acesso por serem demasiado obvias e simples, embora a teoria com mais adeptos, e muito em voga nos blogs de tecnologia, seja a de um ataque exploit via brute force HTTP basic, feito numa API da iCloud normalmente usada pela função "Find My Iphone", aquela app que nos permite encontrar ou bloquear remotamente o iPhone quando está perdido.

A investigação de como foi possível aceder a estas fotos, que supostamente estariam seguras nos alojamentos iCloud de cada utilizador, já envolve o FBI, a própria APPLE e um sem número de empresas de segurança e cibercrime, mas, à presente data, ainda sem qualquer resultado concreto.

Em todo o caso, a questão que este “evento” coloca é a segurança das imagens e documentos que guardamos nos nossos alojamentos de Cloud, uma vez que a esta segurança foi, de alguma forma comprometida.

O principio do armazenamento em Cloud assenta, acima de tudo, na confiança na segurança dos alojamentos, já que, quer a nível pessoal quer a nível corporativo, são inegáveis as vantagens deste tipo de tecnologia.

Sem comentários:

Enviar um comentário