sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Hoax do «alguém» quer dar dinheiro por reencaminhar este email

Este Hoax anda pela internet desde sempre, ou, pelo menos, desde 1997. É um daqueles emails que circulam e que dizem que se reencaminharmos o mesmo para os nossos amigos, alguém nos enviará dinheiro.

As primeiras versões deste Hoax de chain-letter, falavam na Microsoft. Recebíamos um email na nossa caixa de correio que vinha de alguém e cuja mensagem atestava que a Microsoft estaria a fazer um qualquer estudo sobre a propagação dos emails e estariam disponíveis para mandar dinheiro – sim, dinheiro liquido – a quem reencaminhasse o email para os seus amigos.

Isto provocou uma disseminação do email nunca vista para a altura, já que acreditou-se piamente na história, e mesmo os mais esclarecidos reenviavam o emil “não vá dar-se o caso de…”




Mais tarde o mesmo email, mas a falar na Bill and Melinda Gates Foundation circulou, e desta vez o objectivo, para além da pessoa receber algum dinheiro, seria contribuir para uma ONG ou causa social.

Ao longo dos tempos, o mesmo email, com poucas variações, circulou e sempre com sucesso.

Ofereciam-se telemóveis Nokia, iPhones, iPads e outros que tais. E as pessoas participaram sempre.




Com a disseminação das redes sociais, nomeadamente o facebook, as chain-letters foram gradualmente sendo substituídas por partilhas na rede social, sempre com o mesmo objectivo: A propagação da mensagem, pura e simples, just for fun.

Uma variação destas chain-letters vai mais para o campo esotérico ou imaterial, oferecendo sorte, boa fortuna, saúde, conhecer o special-someone ou mesmo amaldiçoando quem não fizer seguir o email. E, mesmo em 2014, muita gente continua a participar.

Sem comentários:

Enviar um comentário