quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Pagamentos mobile - Apple Pay e (por cá) MB Way

Uma das grandes novidades do iOS 8.1 – que foi lançado no início da semana, é o Apple Pay (ou para alguns o iPay segundo a nomenclatura habitual da Apple).

O Apple Pay funciona apenas no iPhone 6 e, futuramente, no Apple Watch e é um sistema de pagamento baseado no passbook dos iPhones e em NFC (Near Field Communication) para pagamentos em lojas físicas.

Basta adicionar o(s) cartão(ões) de crédito à conta iTunes e guardar os dados no Passbook – assim como já se guardavam os bilhetes de concertos e passagens aéreas – e utiliza-lo para pagamentos nas lojas virtuais.
No que respeita às lojas físicas, aí entra o NFC em acção, exactamente como na última geração de cartões Visa: Basta aproximar o telemóvel do terminal de pagamento, desbloquear a aplicação Apple Pay utilizando o sensor de impressões digitais e confirmar a compra utilizando o mesmo método.

A Apple garante que serve apenas de intermediário e facilitador tecnológico, não ficando com quaisquer dados das transacções ou lista de artigos.

Aliás há um vídeo, da autoria da TechCrunch a circular, que demonstra como é simples usar o sistema para comprar um Red Bull na Walmart’s e um hamburger na McDonalds.




Por cá, a aproveitar a onda, neste nosso canto-à-beira-mar-plantado foi lançado hoje, pela SIBS, o MB Way – Multibanco no telemóvel.




Esta tecnologia, também de pagamentos mobile, está disponível para iOS e Android e funciona pela associação do nº de telemóvel a cartões de débito/crédito. Ao fazer o download da aplicação e sua instalação -  e após configuração dos sistemas de segurança de PIN/Password,  o utilizador passa a poder fazer pagamentos em lojas físicas ou virtuais simplesmente utilizado esse pin/password e o seu número de telemóvel.

Eu explico melhor: Nos locais (fisicos ou virtuais) que aderirem a este sistema, o cliente só tem de fornecer o nº de telemóvel ao vendedor. Este insere-o no seu sistema e o cliente recebe uma notificação da APP para efectuar o pagamento, e fá-lo utilizando a mesma aplicação. Simples, não?

Este projecto vai estar seis meses em piloto e prevê-se para Abril de 2015 a sua abertura a todos os que queiram aderir. Vamos agora ver como decorre a aceitação, por parte de utilizadores e vendedores a este sistema, sendo que o seu sucesso poderá estar muito dependente do preço do serviço/equipamento para o vendedor…

Mais informações no site MB Way

Sem comentários:

Enviar um comentário