sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Tinder para noticias

No Disrupt Europe foi apresentado o projeto Newsly que tem como principal objetivo filtrar as notícias que vamos recebendo com base num algoritmo que vai registando as nossas preferências e que em termos de utilização tem muitas semelhanças com o Tinder (uma app que liga utilizadores para dating).



O conceito é simples. A aplicação vai mostrando notícias ao utilizador que decide se tem interesse em ver o detalhe das mesmas fazendo um swipe para a direita. Se não estiver interessado faz um swipe para a esquerda.

A aplicação vai aprendendo os gostos do utilizador para sugerir notícias que vão de encontro ao seu perfil e, de acordo com os responsáveis do serviço, consegue ser bastante eficiente a partir de 20 swipes. Numa primeira fase identificando as temáticas genéricas como política ou desporto, e de seguida aprofundando dentro dessas temáticas (por exemplo noticias de futebol sobre o Benfica ou noticias de ténis sobre jogadores portugueses no ATP e no WTA).

Este conceito tem ganho seguidores em outros mercados, como por exemplo aplicações de m-commerce, e deverão surgir mais serviços suportados na mesma lógica.

O modelo pode vingar em alguns mercados mas para tal é fundamental que o utilizador esteja disponível para “ensinar” a aplicação e que a variedade e recorrência sejam muito elevadas para justificar a existência de um intermediário com o papel de curador dos nossos interesses.




Tiago Silva Lopes

Diretor de Dados e Conteúdos Multiplataforma, responsável por diversos serviços over-the-top da Portugal Telecom. Foi responsável pela gestão dos conteúdos e serviços do portal SAPO e é um empreendedor fora da PT nos seus tempos livres. Vasta experiência no desenvolvimento de novos negócios.

Sem comentários:

Enviar um comentário