segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Lisboa inventora no Lisbon Mini Maker Faire

Decorreu este fim de semana – aliás desde 6ª feira - o Lisbon Mini Maker Faire, no pavilhão do conhecimento, no Parque das Nações.



Esta mini-feira que celebra o movimento dos “fazedores” tecnológicos (makers) é um franchise do original Maker Faire, o maior espectáculo de “faz e conta” – make and tell do Mundo. A Maker Faire original foi este ano organizada em San Mateo na Califórnia, e já no seu nono ano contou com mais de 1000 makers e 120.000 visitantes.

Em Portugal, de dimensões mais modestas, ou não seja este o seu primeiro ano, a mini maker faire contou com 67 expositores que demonstraram o que é possível fazer-se com imaginação, novas tecnologias e muito engenho.

Esta feira apresentou-nos a plataforma CSEduino, uma versão do Arduino, módulo de prototipagem extremamente barato (€3,50) e que, na sequência da tecnologia Raspberry PI de micro-computação, permite construir computadores dedicados de elevado desempenho, baseado nas linguagens de programação Scratch e Python.


Tecnologias à parte, esta mini-feira, que trouxe muitos interessados ao Parque das Nações, foi prodiga em apresentações de impressão 3D, quer nos materiais tradicionais quer em novos como o metal, madeira e carbono,



Em drones e robótica




Tecnologias de aquisição e renderização de objectos em tempo real,



Protótipos de mobilidade – alguns a energia solar, como o campeão das corridas sustentáveis, ou o smart-carrinho-de-rolamentos






Um robot que joga ao jogo-do-galo (surpreendentemente bem)



Ou o interessantíssimo Ziphius, tão interessante que falarei dele num artigo a solo, mais tarde.



Acima de tudo, de parabenizar, quer a assistência, quer a quantidade de empresas e inventores que se apresentaram a esta feira. Portugal tem futuro nesta área, sim.



Sem comentários:

Enviar um comentário